Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Fito-diário: Rosa Canina



Mais um #fitodiário com uma das minhas plantas medicinais e ornamentais favoritas: a Rosa canina ou Rosa selvagem.

Se resistirmos ao impulso de colher as flores dessa espécie de roseira e deixá-las no arbusto para murcharem naturalmente, logo um pequeno fruto irá se desenvolver.

Acredito que aqui no Brasil a forma de utilização mais conhecida deste fruto é o famoso óleo vegetal de Rosa Mosqueta, que pode ser obtido tb das espécies Rosa rubiginosa e Rosa moschata.

O uso tópico do óleo vegetal dos frutos destas espécies de rosa terá indicação em diversos casos onde precisamos reestruturar ou proteger as células do extrato córneo da nossa pele, ou seja, a camada mais superficial, tendo então potente ação:
- antioxidante (previne e combate  o envelhecimento natural)
- regeneradora tecidual (útil para amenizar cicatrizes, dermatites, psoríase, queimaduras)
- cicatrizante (para úlceras, feridas, queimaduras)
- etc.

Porém, existem outras formas de utilizar esse fruto da roseira, que nos trarão benefícios bem distintos dos do óleo vegetal.

Podemos fazer um Xarope, Infusão ou Extrato Alcoólico destes frutos, e a ingestão destes extratos nos trará ações maravilhosas para:
- sistema imune (por conter inúmeros compostos antioxidante aliados a vitamina C tb presente no fruto, protegendo contra vírus)
- fortalecimento de articulações (possui ação antiinflamatória e ajuda a reduzir o dano nas cartilagens além de promover a produção de colágeno)
- benefícios para o sistema cardiovascular (auxilia a reduzir colesterol e pressão arterial)

Além de ser um tônico geral para vitalidade, diurético, levemente laxante, ótimo para constipação e tratar infecção urinária recorrente por regular a acidez da urina.

Vale a pena ter em casa esses frutos secos e utilizá-los além do óleo vegetal. .
Eu particularmente gosto de fazer um Xarope ou tomar Infusões com ele.

E vc, qual uso e benefício prefere?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indicação de leitura: O Cheiro das Coisas

Escrito pela cientista brasileira Bettina Malnic (gosto muito de compartilhar obras de autoras brasileiras), este é mais um dos livros...