Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Fito-diário: Erva Baleeira

Este arbusto aromático, facilmente encontrado no litoral sul e sudeste do Brasil, é popularmente chamado de Erva Baleeira e tem obtido destaque dentro da Fitoterapia e da Aromaterapia.

Após um grande laboratório passar a utilizar esta planta como princípio ativo para remédios, o uso tradicional e popular da Erva Baleeira voltou a ter destaque e inclusive o óleo essencial passou a ser comercializado em maior escala e vem se tornando referência para a Aromaterapia Brasileira.

A infusão das folhas ou o extrato alcoólico já foram bem estudados em pesquisas e nos oferece as seguintes ações:
- cicatrização externa/pele de feridas, úlceras;
- redução de edemas
- efeito protetor para a mucosa gástrica
- inibição do apetite
- analgesia e grande ação anti-inflamatória para reumatismo, dores musculares e articulares.

O seu óleo essencial será de grande auxílio, em uso tópico, para casos de Artrite reumatoide, contusões e dores musculares, LER, hérnia de disco etc.

E se a indicação for uso contínuo, ao invés do óleo essencial, podemos utilizar o macerado das folhas para formulações de bálsamos e cremes.

A Erva Baleeira é uma das minhas grandes ferramentas em auxílio de patologias crônicas que envolvem dor e inflamação, tanto na ingestão do extrato alcoólico quanto nas formas de uso tópico.

Vale a pena experimentar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indicação de leitura: O Cheiro das Coisas

Escrito pela cientista brasileira Bettina Malnic (gosto muito de compartilhar obras de autoras brasileiras), este é mais um dos livros...