Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Dica de leitura: O Perfume


Existem várias formas de ler o mesmo livro. Podemos nos ater ao enredo, a um personagem específico, ao contexto histórico, cenário, visual pessoal, visão profissional.

Para entender a importância deste livro dentro para mim, te convido a ler prestando atenção na relação instintiva do personagem principal com seu olfato, a importância que ele tem como guia das ações que ele toma em cada momento. 

Deixe as tramas e assassinatos de lado e mergulhe na relação do personagem com o Olfato.

Para mim, desde a primeira leitura, foi isso que me arrebatou. Sabe aquele livro que parece que "caiu do céu" - ou da estante, na hora certa? Foi assim com o livro O Perfume, enquanto eu estava na faculdade e começava a aprender sobre Aromaterapia.
 
Naquela época o Olfato era literalmente descrito como nosso sentido menos desenvolvido e portanto, menos necessário do que visão, audição e sucessivamente (palavras de professores e livros de neuroanatomia e neurofisiologia).

Apesar de não ser uma leitura técnica (é um romance best seller), esse livro me ensinou tanto sobre a função social do olfato que eu não abro mão de indicar a todos que estão estudando óleos essenciais.
 
Já nas primeiras linhas ele dá um chacoalhão sobre a importância do olfato, do cheiro e do como ele afeta as relações instintivas, afetivas e sociais, uma aula absurda, afinal, o protagonista é rejeitado já ao nascer, pois não possuía nenhum odor corporal e sua mãe não o reconhece como ser humano por isso. E ele vai passar toda a sua vida em busca de um odor para ser aceito como ser humano - olha que simbologia!

Depois vem aulas e mais aulas de história, mostrando a importância de certos aromas e plantas na época que se passa, como o comércio do perfume, da matéria prima se desenrola. 

Aulas magníficas sobre diversos processos de extração dos óleos essenciais, com narrativa rica em detalhes.

A importância que os profissionais herboristas, perfumistas e alquimistas tinham no contexto social.

São tantas coisas que vale a pena ler esse livro pela história que é maravilhosa mas também por ser uma aula do início ao fim. 

Dica de leitura que vem do coração e do nariz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indicação de leitura: O Cheiro das Coisas

Escrito pela cientista brasileira Bettina Malnic (gosto muito de compartilhar obras de autoras brasileiras), este é mais um dos livros...